Que a música pode acalmar, potencializar sentimentos, divertir e entreter, propor reflexão ou servir de companhia na rotina diária, todos nós já sabíamos. Mas você sabia também que ela possui um enorme potencial de cura? De questões relacionadas à saúde mental, indo até hipertensão, doenças cardíacas e alzheimer, a música é remédio eficiente nos mais diversos tratamentos e tem se tornado grande aliada na evolução de diferentes perfis de pacientes pelo Brasil.
E é sobre a melhora proporcionada pelo som que A Trilha da Cura trata. Por meio de conversas com especialistas, exploração das propriedades dos instrumentos utilizados, compreensão das diferentes vertentes da prática e relatos de pessoas que vivenciaram de perto o poder desse tratamento, essa reportagem, desenvolvida para o sexto semestre do curso de Jornalismo da Universidade São Judas Tadeu, buscou entender o que é essa combinação entre arte e saúde, denominada musicoterapia.
O vídeo acima é uma adaptação do conteúdo multimídia publicado no site A Trilha da Cura. Lá, a experiência imersiva é enriquecida por sons de instrumentos utilizados em sessões de musicoterapia, infográficos explicativos sobre o método e vídeos demonstrativos da prática.
Nesse projeto eu assino a identidade visual e construção do site, além da edição da reportagem em vídeo.